
A modernização da gestão pública no Pará deu mais um o com a aprovação, por unanimidade, de dois projetos de lei na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) nesta terça-feira (27).
As medidas impactam diretamente a Polícia Civil (PC-PA) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), criando condições legais para atualização de quadros e convocação de servidores.
O Projeto de Lei nº 310/2025 modifica o anexo III da Lei Estadual nº 6.687/2004, permitindo à Polícia Civil do Pará atualizar sua estrutura istrativa, até então limitada por legislações antigas.
Conteúdo Relacionado
- CNU 2025: 3.652 vagas em 36 órgãos federais. Provas em outubro e dezembro
- Concursos no Pará têm 387 vagas com salários de até RS 24 mil
- Faça a sua inscrição para o concurso da Polícia Federal 2025
- Prefeitura de Itaituba abre vagas com salário de até R$ 2.884
A principal mudança é a criação de novos cargos efetivos, o que possibilita a realização de concurso público — uma demanda crescente diante do déficit de pessoal na corporação.
Já o Projeto de Lei nº 317/2025 altera a Lei Estadual nº 8.096/2015 e revoga a antiga legislação que criou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, predecessora da atual Semas. A mudança permite a ampliação do quadro de servidores da pasta, que ará a contar com 557 cargos efetivos. Hoje, cerca de metade da equipe é formada por contratados.
Com a nova lei, a Semas poderá convocar, de forma imediata, os aprovados no cadastro de reserva do último concurso, cujo prazo de validade encerra nesta sexta-feira (30). A medida vem em um momento estratégico, com o Pará se preparando para sediar a COP30, maior conferência climática do planeta, em 2025.
Segundo mensagem enviada pelo governador Helder Barbalho à Alepa, as alterações são parte de um esforço contínuo de modernização da máquina pública, com foco na eficiência e no fortalecimento das políticas ambientais.
Quer saber mais de concursos? e o nosso canal no WhatsApp
O Executivo estadual reforçou que a reorganização da Semas é essencial para garantir uma atuação mais robusta na proteção do meio ambiente, especialmente em um período de maior visibilidade internacional para o estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. e: dol-br.noticiasalagoanas.com/n/828815.
Comentar