{"@context":"https://schema.org","@type":"NewsArticle","mainEntityOfPage":"/esporte/esporte-brasil/832165/para-voltaco-var-confirmou-erro-na-expulsao-de-robinho","headline":"Para Voltaço, VAR confirmou erro na expulsão de Robinho","datePublished":"2023-10-16T13:34:18.373-03:00","dateModified":"2023-10-16T13:34:12-03:00","author":{"@type":"Person","name":"Sales Coimbra, com informações GE RJ","url":"/esporte/esporte-brasil/832165/para-voltaco-var-confirmou-erro-na-expulsao-de-robinho"},"image":"/themes/DOL/img/share.png","publisher":{"@type":"Organization","name":"DOL","url":"/","logo":"/themes/DOL/img/logoDOL.png","Point":{"@type":"Point","Type":"Customer ","telephone":"+55-91-98412-6477","email":"[email protected]"},"address":{"@type":"PostalAddress","streetAddress":"Rua Gaspar Viana, 773/7","addressLocality":"Belém","addressRegion":"PA","postalCode":"66053-090","addressCountry":"BR"}},"description":"Clube fluminense contesta decisão do árbitro Wilton Pereira Sampaio em expulsão de Robinho durante o jogo contra o Paysandu, apontando contradições nas imagens e na súmula da partida.","articleBody":"\\u0026lt;p\\u0026gt;Ap\\u0026#243;s a an\\u0026#225;lise do VAR divulgada pela CBF no jogo entre Volta Redonda e Paysandu, o Volta Redonda emitiu uma nova nota sustentando que as imagens confirmam um erro de arbitragem na expuls\\u0026#227;o do meia Robinho.\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;O v\\u0026#237;deo apresenta evid\\u0026#234;ncias de que Robinho foi expulso depois de deixar o campo. A controv\\u0026#233;rsia, no entanto, gira em torno do momento em que o jogador cometeu a infra\\u0026#231;\\u0026#227;o, que, segundo o Volta Redonda, ocorreu enquanto ele ainda estava em campo.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;b style=\\u0026quot;color: inherit; font-size: 26px;\\u0026quot;\\u0026gt;CONTE\\u0026#218;DO RELACIONADO\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;ul\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;\\u0026lt;a href=\\u0026quot;/esporte/esporte-brasil/832073/diniz-barra-richarlison-e-troca-laterais-de-olho-no-uruguai?d=1\\u0026quot; target=\\u0026quot;_blank\\u0026quot;\\u0026gt;Diniz barra Richarlison e troca laterais de olho no Uruguai\\u0026lt;/a\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;\\u0026lt;a href=\\u0026quot;/esporte/esporte-brasil/832067/abel-desafia-elenco-do-palmeiras-e-promete-escalar-miudos?d=1\\u0026quot; target=\\u0026quot;_blank\\u0026quot;\\u0026gt;Abel desafia elenco do Palmeiras e promete escalar \\u0026#39;mi\\u0026#250;dos\\u0026#39;\\u0026lt;/a\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;\\u0026lt;a href=\\u0026quot;/esporte/esporte-brasil/832059/video-tite-se-emociona-com-presente-especial-do-flamengo?d=1\\u0026quot; target=\\u0026quot;_blank\\u0026quot;\\u0026gt;V\\u0026#237;deo: Tite se emociona com presente especial do Flamengo\\u0026lt;/a\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;/ul\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;Portanto, o clube argumenta que a puni\\u0026#231;\\u0026#227;o deveria ter sido aplicada antes da substitui\\u0026#231;\\u0026#227;o, fazendo com que o Paysandu ficasse com um jogador a menos.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;Quer saber mais not\\u0026#237;cias de Esporte? \\u0026lt;a href=\\u0026quot;https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9HEvbKGGGKe8qNfd3d\\u0026quot; target=\\u0026quot;_blank\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;e nosso canal no WhatsApp\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/a\\u0026gt;.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;O Volta\\u0026#231;o afirma que Wilton Pereira Sampaio n\\u0026#227;o apenas cometeu um erro de julgamento, mas tamb\\u0026#233;m contradisse as informa\\u0026#231;\\u0026#245;es registradas na s\\u0026#250;mula da partida. O \\u0026#225;rbitro relatou que o atleta causou tumulto com os advers\\u0026#225;rios ap\\u0026#243;s deixar o campo, o que, segundo o clube, n\\u0026#227;o corresponde \\u0026#224; realidade das imagens.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026quot;Ciente da besteira, numa manobra leviana, o \\u0026#225;rbitro tenta justificar a expuls\\u0026#227;o incluindo na s\\u0026#250;mula a express\\u0026#227;o \\u0026#39;causando tumulto com atletas advers\\u0026#225;rios ap\\u0026#243;s sua substitui\\u0026#231;\\u0026#227;o\\u0026#39;, o que \\u0026#233; claramente desmentido pelas imagens, buscando apenas um subterf\\u0026#250;gio para justificar seu erro\\u0026quot;, afirma a nota.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;b style=\\u0026quot;color: inherit; font-size: 18px;\\u0026quot;\\u0026gt;VAR ALERTOU O \\u0026#193;RBITRO PRINCIPAL\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;O comunicado do clube alega, ainda, que Wilton tinha a autoridade para impedir a substitui\\u0026#231;\\u0026#227;o at\\u0026#233; que o jogador fosse devidamente sancionado pela infra\\u0026#231;\\u0026#227;o cometida em campo. Al\\u0026#233;m disso, ela destaca que tanto o \\u0026#225;rbitro auxiliar quanto o VAR alertaram Wilton, conforme evidenciado pelos \\u0026#225;udios.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;h3 style=\\u0026quot;color: rgb(0, 0, 0);\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;Leia a transcri\\u0026#231;\\u0026#227;o do di\\u0026#225;logo:\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/h3\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;ul\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;Cl\\u0026#243;vis (\\u0026#193;rbitro Auxiliar):\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026amp;nbsp;- Wilton, aguarda um momento. Ele pode ser substitu\\u0026#237;do?\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;VAR\\u0026lt;/b\\u0026gt;: - Wilton, aguarde. Aqui \\u0026#233; o Cl\\u0026#243;vis. Por favor, aguarde.\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;Wilton Pereira Sampaio:\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026amp;nbsp;- S\\u0026#243; confirma para mim se \\u0026#233; para aplicar o cart\\u0026#227;o vermelho, certo? Ele estava no campo, certo?\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;Logo depois da checagem de qual seria a puni\\u0026#231;\\u0026#227;o de Robinho pela infra\\u0026#231;\\u0026#227;o cometida ainda no gramado, Wilton aplica o cart\\u0026#227;o vermelho. Em seguida, o VAR faz uma segunda an\\u0026#225;lise para definir que a puni\\u0026#231;\\u0026#227;o ocorreu j\\u0026#225; com o atleta fora campo, ou seja, ap\\u0026#243;s a substitui\\u0026#231;\\u0026#227;o.\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;VAR\\u0026lt;/b\\u0026gt;: - Ele estava fora. Pelas imagens, o Robinho j\\u0026#225; tinha sa\\u0026#237;do. Est\\u0026#225; sincronizado aqui.\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;Wilton Pereira Sampaio:\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026amp;nbsp;- Ele j\\u0026#225; estava fora do jogo, \\u0026#233; isso?\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;VAR:\\u0026amp;nbsp;\\u0026lt;/b\\u0026gt;- Preste aten\\u0026#231;\\u0026#227;o, Wilton. Pelas imagens aqui...\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;Wilton Pereira Sampaio\\u0026lt;/b\\u0026gt;: - Gilberto, me ou\\u0026#231;a. O jogador j\\u0026#225; tinha sa\\u0026#237;do? A substitui\\u0026#231;\\u0026#227;o acontece quando o substituto entra.\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;li\\u0026gt;\\u0026lt;b\\u0026gt;VAR:\\u0026amp;nbsp;\\u0026lt;/b\\u0026gt;- Sim, mas j\\u0026#225; tinha sa\\u0026#237;do. O n\\u0026#250;mero 15, Robinho, j\\u0026#225; estava fora. A substitui\\u0026#231;\\u0026#227;o j\\u0026#225; tinha ocorrido, certo? \\u0026#201; o 20, Robinho.\\u0026lt;/li\\u0026gt;\\u0026lt;/ul\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;h3\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;b style=\\u0026quot;color: inherit; font-size: 18px;\\u0026quot;\\u0026gt;QUAL SERIA O PROCEDIMENTO CORRETO\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;/h3\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;Conforme as regras vigentes, diante de um ato infracional dentro do campo antes da substitui\\u0026#231;\\u0026#227;o de um jogador, Wilton Pereira Sampaio teria a responsabilidade de esperar pela defini\\u0026#231;\\u0026#227;o da puni\\u0026#231;\\u0026#227;o, como recomendado pelo VAR. A sa\\u0026#237;da do jogador do campo deveria ser autorizada somente ap\\u0026#243;s a determina\\u0026#231;\\u0026#227;o da puni\\u0026#231;\\u0026#227;o, de acordo com o regulamento estabelecido.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;O jogador, ao ser substitu\\u0026#237;do, evitou a situa\\u0026#231;\\u0026#227;o de deixar a equipe com um jogador a menos, o que demandava uma an\\u0026#225;lise e corre\\u0026#231;\\u0026#227;o por parte do \\u0026#225;rbitro, que detinha a autoridade para assegurar o cumprimento das normas do jogo.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;Durante o incidente, o placar estava empatado em 0 a 0. Embora o Volta\\u0026#231;o tenha marcado um gol, era necess\\u0026#225;rio vencer por uma diferen\\u0026#231;a de dois gols para eliminar a equipe paraense e conquistar o o \\u0026#224; S\\u0026#233;rie B do Brasileir\\u0026#227;o. O confronto encerrou-se com a vit\\u0026#243;ria de 1 a 0 para a equipe fluminense, garantindo o retorno do Paysandu \\u0026#224; segunda divis\\u0026#227;o nacional.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;Al\\u0026#233;m de Wilton Pereira Sampaio, a equipe de arbitragem era composta por Leone Carvalho Rocha, Eduardo Goncalves da Cruz, Victor Lucas Pereira Silva, Wallace Muller Barros Santo, Djalma Jose Beltrami Teixeira, Gilberto Rodrigues Castro Junior, Clovis Amaral da Silva e Marcio Eustaquio Sousa Santiago.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;b style=\\u0026quot;color: inherit; font-size: 18px;\\u0026quot;\\u0026gt;ANULA\\u0026#199;\\u0026#195;O DA PARTIDA\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;O Volta Redonda solicitou ao Superior Tribunal de Justi\\u0026#231;a Desportiva (STJD) a anula\\u0026#231;\\u0026#227;o da partida contra o Paysandu. O clube informou ainda que buscar\\u0026#225; informa\\u0026#231;\\u0026#245;es junto \\u0026#224; CBF sobre a discrep\\u0026#226;ncia entre as imagens e o conte\\u0026#250;do relatado na s\\u0026#250;mula.\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026quot;O Volta Redonda, respaldado inclusive por especialistas no assunto, tanto em arbitragem quanto em justi\\u0026#231;a desportiva, apresentou um pedido de anula\\u0026#231;\\u0026#227;o da partida e confia no sucesso desta medida em busca de justi\\u0026#231;a diante de um evidente erro de direito\\u0026quot;, informa a nota.\\u0026amp;nbsp;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;b style=\\u0026quot;color: inherit; font-size: 18px;\\u0026quot;\\u0026gt;VEJA MAIS:\\u0026lt;/b\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;div class=\\u0026quot;dugout-video dugout-embed-eyJrZXkiOiJYczUzVXRkUCIsInAiOiJkaWFyaW8tb25saW5lIiwicGwiOiIifQ==\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;/div\\u0026gt;\\u0026lt;script type=\\u0026quot;text/javascript\\u0026quot; src=\\u0026quot;https://embed.dugout.com/v3.1/diario-online.js\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;/script\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;div class=\\u0026quot;dugout-video dugout-embed-eyJrZXkiOiJRb3lsRUZFOCIsInAiOiJkaWFyaW8tb25saW5lIiwicGwiOiIifQ==\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;/div\\u0026gt;\\u0026lt;script type=\\u0026quot;text/javascript\\u0026quot; src=\\u0026quot;https://embed.dugout.com/v3.1/diario-online.js\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;/script\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;div class=\\u0026quot;dugout-video dugout-embed-eyJrZXkiOiJCSG5NUU1VViIsInAiOiJkaWFyaW8tb25saW5lIiwicGwiOiIifQ==\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;/div\\u0026gt;\\u0026lt;script type=\\u0026quot;text/javascript\\u0026quot; src=\\u0026quot;https://embed.dugout.com/v3.1/diario-online.js\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;/script\\u0026gt;\\u0026lt;p\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/p\\u0026gt;\\u0026lt;h3 style=\\u0026quot;color: rgb(0, 0, 0);\\u0026quot;\\u0026gt;\\u0026lt;div\\u0026gt;\\u0026lt;br\\u0026gt;\\u0026lt;/div\\u0026gt;\\u0026lt;/h3\\u0026gt;","keywords":"para voltaco var confirmou erro na expulsao de robinho, clube fluminense contesta decisao do arbitro wilton pereira sampaio em expulsao de robinho durante o jogo contra o paysandu"}
plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
A POLÊMICA CONTINUA!

Para Voltaço, VAR confirmou erro na expulsão de Robinho

Clube fluminense contesta decisão do árbitro Wilton Pereira Sampaio em expulsão de Robinho durante o jogo contra o Paysandu, apontando contradições nas imagens e na súmula da partida

twitter Google News

Após a análise do VAR divulgada pela CBF no jogo entre Volta Redonda e Paysandu, o Volta Redonda emitiu uma nova nota sustentando que as imagens confirmam um erro de arbitragem na expulsão do meia Robinho.

O vídeo apresenta evidências de que Robinho foi expulso depois de deixar o campo. A controvérsia, no entanto, gira em torno do momento em que o jogador cometeu a infração, que, segundo o Volta Redonda, ocorreu enquanto ele ainda estava em campo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Portanto, o clube argumenta que a punição deveria ter sido aplicada antes da substituição, fazendo com que o Paysandu ficasse com um jogador a menos.

Quer saber mais notícias de Esporte? e nosso canal no WhatsApp.

O Voltaço afirma que Wilton Pereira Sampaio não apenas cometeu um erro de julgamento, mas também contradisse as informações registradas na súmula da partida. O árbitro relatou que o atleta causou tumulto com os adversários após deixar o campo, o que, segundo o clube, não corresponde à realidade das imagens.

"Ciente da besteira, numa manobra leviana, o árbitro tenta justificar a expulsão incluindo na súmula a expressão 'causando tumulto com atletas adversários após sua substituição', o que é claramente desmentido pelas imagens, buscando apenas um subterfúgio para justificar seu erro", afirma a nota.

VAR ALERTOU O ÁRBITRO PRINCIPAL

O comunicado do clube alega, ainda, que Wilton tinha a autoridade para impedir a substituição até que o jogador fosse devidamente sancionado pela infração cometida em campo. Além disso, ela destaca que tanto o árbitro auxiliar quanto o VAR alertaram Wilton, conforme evidenciado pelos áudios.

Leia a transcrição do diálogo:

  • Clóvis (Árbitro Auxiliar): - Wilton, aguarda um momento. Ele pode ser substituído?
  • VAR: - Wilton, aguarde. Aqui é o Clóvis. Por favor, aguarde.
  • Wilton Pereira Sampaio: - Só confirma para mim se é para aplicar o cartão vermelho, certo? Ele estava no campo, certo?
  • Logo depois da checagem de qual seria a punição de Robinho pela infração cometida ainda no gramado, Wilton aplica o cartão vermelho. Em seguida, o VAR faz uma segunda análise para definir que a punição ocorreu já com o atleta fora campo, ou seja, após a substituição.
  • VAR: - Ele estava fora. Pelas imagens, o Robinho já tinha saído. Está sincronizado aqui.
  • Wilton Pereira Sampaio: - Ele já estava fora do jogo, é isso?
  • VAR: - Preste atenção, Wilton. Pelas imagens aqui...
  • Wilton Pereira Sampaio: - Gilberto, me ouça. O jogador já tinha saído? A substituição acontece quando o substituto entra.
  • VAR: - Sim, mas já tinha saído. O número 15, Robinho, já estava fora. A substituição já tinha ocorrido, certo? É o 20, Robinho.

QUAL SERIA O PROCEDIMENTO CORRETO

Conforme as regras vigentes, diante de um ato infracional dentro do campo antes da substituição de um jogador, Wilton Pereira Sampaio teria a responsabilidade de esperar pela definição da punição, como recomendado pelo VAR. A saída do jogador do campo deveria ser autorizada somente após a determinação da punição, de acordo com o regulamento estabelecido.

O jogador, ao ser substituído, evitou a situação de deixar a equipe com um jogador a menos, o que demandava uma análise e correção por parte do árbitro, que detinha a autoridade para assegurar o cumprimento das normas do jogo.

Durante o incidente, o placar estava empatado em 0 a 0. Embora o Voltaço tenha marcado um gol, era necessário vencer por uma diferença de dois gols para eliminar a equipe paraense e conquistar o o à Série B do Brasileirão. O confronto encerrou-se com a vitória de 1 a 0 para a equipe fluminense, garantindo o retorno do Paysandu à segunda divisão nacional.

Além de Wilton Pereira Sampaio, a equipe de arbitragem era composta por Leone Carvalho Rocha, Eduardo Goncalves da Cruz, Victor Lucas Pereira Silva, Wallace Muller Barros Santo, Djalma Jose Beltrami Teixeira, Gilberto Rodrigues Castro Junior, Clovis Amaral da Silva e Marcio Eustaquio Sousa Santiago.

ANULAÇÃO DA PARTIDA

O Volta Redonda solicitou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a anulação da partida contra o Paysandu. O clube informou ainda que buscará informações junto à CBF sobre a discrepância entre as imagens e o conteúdo relatado na súmula.

"O Volta Redonda, respaldado inclusive por especialistas no assunto, tanto em arbitragem quanto em justiça desportiva, apresentou um pedido de anulação da partida e confia no sucesso desta medida em busca de justiça diante de um evidente erro de direito", informa a nota.

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. e: dol-br.noticiasalagoanas.com/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias