
Misturando as guitarras suingadas da música paraense, beats pop e elementos da espiritualidade afroindígena, Raidol estreia no The Town 2025, levando ao centro de um dos maiores festivais de música e cultura do país a força da Amazônia. O show, que acontece no dia 7 de setembro, no palco Factory, celebra não apenas uma conquista pessoal, mas também o protagonismo de corpos, vozes e territórios que historicamente foram marginalizados.
“Ainda tô impactada com esse convite. Tocar no The Town é uma vitória — tanto pro trabalho que venho construindo, quanto pra toda uma classe de artistas da região Norte do Brasil. É muito simbólico ter uma travesti amazônida no palco, ao lado de uma banda feminina como a The Mönic. Vai ser uma delícia. A gente chega com um show especialmente formatado pro festival — reunindo minhas músicas mais populares numa pequena dose de Amazônia contemporânea, pra enfeitiçar o público”, destaca Raidol.
VEJA TAMBÉM
- Acabou! Sorriso Maroto anuncia fim de sucesso e emociona fãs do Brasil
- Coldplay cancela turnê no Brasil; Chris Martin virá ao Global Citizen em Belém
- Gaya Veiga lança música ‘Me Desmonta’ nesta sexta, 23
Nascida em uma família de artistas — filha de cantor, compositor e instrumentista, neta de cantora de rádio e criada por uma mãe pedagoga e dançarina —, cresceu cercada de música, terreiros de umbanda e manifestações culturais que moldam profundamente a identidade do Norte do Brasil. Toda essa herança se traduz em um som que ela mesma define como “pop com cheiro de açaí e gosto de liberdade”, refletindo, entre outros temas, sobre pertencimento, alegria, resistência e celebração da diversidade.
Desde sua estreia, em 2018, com o EP Raidol, que soma mais de 160 mil plays no Spotify, a artista vem construindo uma trajetória de crescimento e afirmação. No ano seguinte, lançou o EP Força das Águas e o single Pra Te Ver ar, em parceria com Yuri Reiner, se consolidando no circuito independente paraense e participando de festivais como Se Rasgum (PA), Quilombo Groove (AP) e Manacaos (AM). Em 2020, lançou o EP Envolvência, acompanhado de três clipes, além de estrelar campanhas publicitárias nacionais, como a do Banco Next durante o mês do orgulho LGBTQIAPN+.
Em 2022, Raidol lançou seu primeiro álbum completo, Mandinga, viabilizado pelo edital Natura Musical, via Lei Semear. O disco foi eleito um dos 50 melhores do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), um dos prêmios de maior prestígio da crítica cultural brasileira. O projeto também gerou um curta-metragem homônimo, que circulou por importantes festivais de cinema do país, como Mix Brasil, Mostra Sesc de Cinema e Cine Alter.
Ao longo da carreira, a cantora também se destaca por sua performance no palco, somando apresentações para públicos de 15 mil pessoas, como no Circuito Mangueirosa, maior iniciativa de carnaval de Belém.
Em 2024, lançou os singles Imensidão, em parceria com Juliana Sinimbú, e Outra Vez, ao lado de Viviane Batidão, rainha do tecnomelody, reafirmando sua fluidez criativa e artística. Com esse trabalho, Raidol foi indicada na categoria 'Brega do Ano' no Prêmio Multishow 2024, ao lado da própria Viviane, consolidando ainda mais sua presença no cenário nacional.
A estreia no The Town, em 2025, é resultado direto da conexão construída a partir do projeto Buena Onda, uma iniciativa da gravadora independente Xaninho Discos em parceria com a Toró Produções. O projeto tem como missão criar pontes entre artistas da música alternativa da América Latina e os grandes centros culturais, potencializando circulação, intercâmbio e visibilidade em palcos relevantes do Brasil. A participação no festival, que acontece a partir do convite da banda The Mönic, marca um o importante nesse movimento de expansão, reposicionamento e afirmação de vozes do Norte e de toda a Amazônia no mapa da música contemporânea.
“Pra gente, da Xaninho Discos, é uma alegria colaborar diretamente com artistas que representam tanta diversidade e potência cultural. Levar pro The Town 2025 essa mistura de rock, pop e subculturas da América Latina é exatamente o que move o Buena Onda: criar conexões, ampliar fronteiras e fortalecer vozes que merecem estar nos grandes palcos”, diz Kaká, da Xaninho Discos.
Quer mais notícias sobre Música? e nosso canal no WhatsApp
Mais do que um show, a apresentação de Raidol no festival será uma experiência que une som, visualidade, ancestralidade e futuro.
Enquanto circula com a turnê de Mandinga e se prepara para o palco do The Town, Raidol também desenvolve novos projetos, incluindo singles inéditos, um novo EP e um projeto audiovisual que deve aprofundar ainda mais sua pesquisa.
Para saber mais, e: www.instagram.com/soraidol | www.instagram.com/xaninhodiscos
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. e: dol-br.noticiasalagoanas.com/n/828815.
Comentar