
A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, abriu oficialmente as inscrições para o cadastro de voluntários que irão reforçar a rede de apoio da cidade em situações de emergência, eventos de grande porte e ações preventivas. A meta é formar um grupo com até 4 mil pessoas capacitadas para atuar em grandes eventos, como o Círio de Nazaré e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), além de desenvolver atividades educativas em comunidades vulneráveis e em áreas de risco.
Atualmente, a Defesa Civil de Belém não conta com voluntários cadastrados, o que torna a iniciativa inédita e estratégica para garantir respostas mais rápidas, organizadas e eficazes diante de desastres naturais, incidentes e no apoio direto à população.
Conteúdo relacionado:
- Advogada agride e deixa nua ex do marido no Mato Grosso
- CV confunde, decapita motorista e envia vídeo à família
- PF impede voo para Lisboa após cão ser barrado na cabine
Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, sem necessidade de comprovar experiência prévia, na área destinada ao voluntariado no portal da Defesa Civil. Os voluntários selecionados participarão de um ciclo de capacitações e treinamentos específicos, com foco em primeiros socorros, noções de defesa civil, atuação em campo, logística e apoio em situações críticas.
“Queremos envolver a população em uma cultura de prevenção e solidariedade. O voluntariado é uma ferramenta poderosa para ampliar nossa capacidade de resposta e atuação, principalmente em uma cidade com os desafios de Belém”, destacou o superintendente da Defesa Civil, Vitor Magalhães.
As atividades desenvolvidas a serem pelos voluntários terão caráter educativo, logístico e emergencial, sempre sob a orientação direta das equipes técnicas da Defesa Civil.
“Vamos preparar pessoas para ajudar não só em grandes eventos, mas também no dia a dia das comunidades que mais precisam. Por isso, todos arão por capacitação para que estejam aptos a prestar o serviço com segurança e eficiência”, completou Vitor Magalhães.
Quer mais notícias do Pará? e o nosso canal no WhatsApp
As inscrições já estão abertas e o cronograma de formação está em andamento, com previsão de que o curso para os primeiros voluntários ocorra na primeira semana de junho.
“A expectativa é que os primeiros voluntários estejam prontos para atuar já no segundo semestre de 2025, contribuindo de forma direta na organização dos grandes eventos que movimentarão a capital e nas ações contínuas de proteção e defesa da população”, afirmou o superintendente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. e: dol-br.noticiasalagoanas.com/n/828815.
Comentar