
Com mais de quatro décadas de atuação na formação artística, o Grupo de Teatro Palha, do Pará, foi selecionado para integrar a recém-lançada Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, criada pelo Ministério da Cultura.
A iniciativa reúne 68 entidades e coletivos de todo o Brasil com foco em educação artística comunitária e transformação social. O grupo paraense participa da rede com o projeto "Tecendo Sonhos", voltado à formação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
A proposta será levada ao Encontro Nacional da Rede, que ocorre entre os dias 26 a 30 de maio, em Fortaleza. O evento reúne representantes de todo o país para trocar experiências pedagógicas, discutir políticas públicas e fomentar práticas de arte-educação em territórios populares.
Conteúdos relacionados:
- Jenipapo volta a Belém com arte gráfica e cultura pop
- Mestre Damasceno é reconhecido com Ordem do Mérito Cultural
- Novos poetas do Norte mergulham na delicadeza dos dias
Segundo Tânia Santos, coordenadora do projeto, a participação no encontro é um marco na trajetória do grupo.“Participar do Encontro Nacional em Fortaleza é celebrar a diversidade das experiências formativas no Brasil e fortalecer a luta por políticas públicas que reconheçam e sustentem essas iniciativas. É a arte sendo pensada como direito, e não como privilégio”, afirmou.
Educação pela arte
Desenvolvido em escolas da rede pública paraense, entre elas as escolas Tancredo Neves, Celso Malcher, Nagib Coelho Matni e Paulo Mendes, o projeto Tecendo Sonhos oferece oficinas teatrais e vivências criativas voltadas ao fortalecimento da escuta, da convivência e do protagonismo juvenil.

Quer receber mais notícias direto no seu celular? e o canal do DOL no WhatsApp!
Para o Grupo Palha, a inclusão na rede nacional representa o reconhecimento do papel transformador da arte comunitária. O movimento liderado pelo Ministério da Cultura (MinC) busca valorizar práticas autônomas de ensino artístico e cultural que muitas vezes atuam à margem das políticas institucionais, mas com grande impacto local.
A Rede Nacional de Escolas Livres visa mapear, articular e fortalecer essas iniciativas, promovendo uma educação estética conectada aos territórios e à realidade social das comunidades.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. e: dol-br.noticiasalagoanas.com/n/828815.
Comentar