
A ideia de que cervejas sem álcool são completamente seguras para quem vai dirigir pode levar motoristas a enfrentar multas altas e a suspensão da carteira de habilitação.
No Brasil, a legislação permite que produtos rotulados como “sem álcool” contenham até 0,5% de teor alcoólico em volume, percentual suficiente para ser identificado pelo teste do bafômetro.
Essa tolerância se deve ao processo natural de fermentação, que nem sempre elimina completamente o álcool. Por isso, nem toda cerveja sem álcool é 100% isenta da substância e o consumidor precisa ficar atento ao rótulo, que deve indicar “0,0%” para garantir ausência total de álcool.
Conteúdos relacionados:
- Saiba quanto tempo esperar após beber para dirigir com segurança
- Tomar energético todos os dias faz mal à saúde? Confira
- Dia do café: quais os benefícios e riscos dessa paixão mundial?
Um estudo do Inmetro realizado em 2015 analisou o impacto no organismo após o consumo de cervejas com até 0,4% de álcool. Voluntários beberam 700 ml da bebida e fizeram o teste do bafômetro 15 e 30 minutos depois, sem que fosse detectada presença de álcool. Ainda assim, os pesquisadores alertam que esses resultados não significam que a bebida é totalmente segura para condutores.
O risco aumenta se a quantidade ingerida for maior ou se o teste for realizado logo após o consumo, pois o etilômetro pode acusar a presença de álcool. Nesse caso, o motorista pode sofrer as penalidades previstas na Lei Seca, que adota tolerância zero para qualquer concentração alcoólica.
Quer receber mais notícias direto no seu celular? e o canal do DOL no WhatsApp!
No país, a multa para quem for flagrado conduzindo sob efeito de álcool é de R$ 2.934,70, dez vezes o valor da infração gravíssima, além da suspensão da carteira de habilitação por um ano.
Por isso, a recomendação é que os motoristas verifiquem cuidadosamente o teor alcoólico no rótulo e optem somente por bebidas com “0,0%” de álcool para evitar prejuízos financeiros e legais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. e: dol-br.noticiasalagoanas.com/n/828815.
Comentar